segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tragédia do Verão ameaça a famosa Zona Turística do Oeste do Planalto de Montelongo

A zona mais movimentada por turistas em S. Bartolomeu do Rêgo depara-se com uma grave crise no seu sector, um problema com graves repercussões no futuro da comunidade dependente dos seus serviços.
Na mais conhecida zona turística da região, no limite de S. Bartolomeu com o concelho vizinho de Fafe, junto aos lugares fafenses de Burgueiros e Montim, prevê-se uma exponencial descida do seu movimento monetário, do qual dependem algumas senhoras que passam o dia sentadas a ver os seus lucros passarem, mas que não recebem o Rendimento Social de Inserção. No cerne do problema está o grave incêndio que se abateu sobre a freguesia no passado verão. Os donos dos terrenos ardidos estão a vender os seus pinheiros, deixando a descoberto os habituais pinódromos do local, comprometendo deste modo a continuidade da actividade no local.
Nem após um sermão dominical na missa do contíguo lugar de Lameira, dado por um pároco da terra, no qual apelava à revolta das mulheres do lugar contra a actividade, o ramo cessou. Apesar do ponto de vista do pároco estar correcto, uma vez que o aumento do I.V.A. nunca foi aplicado ao sector, o que incorre num grave crime público, ninguém “mexeu um dedo” pela causa. Só agora o ramo está a abater-se, e por causas involuntárias!
O antigo verde natural dos pinódromos contrasta agora
com o negrume do solo sem pinhal.
Não obstante, as opiniões dos economistas divergem quanto ao assunto: por um lado há quem defenda a continuidade do ramo, economicamente importante para as senhoras sem outra fonte de rendimento, pelo outro lado, o cessar da actividade asseguraria a preservação do fundo monetário das famílias dos concelhos vizinhos, o que numa crise como a que atravessamos, é extremamente importante.
Para entretanto colmatar o problema, a alternativa adoptada após o abate das árvores passou por “colonizar” outros locais, do planalto de Montelongo, mas já em território fafense. O lado negativo disto prende-se apenas no facto de, tanto os preservativos como as toalhitas, entre outros produtos sintéticos, não serem degradáveis a tempo útil, o que a curto prazo deixará os locais inutilizáveis e apenas acessíveis a viaturas 4x4 com binário capaz de subir os montes de resíduos inorgânicos dos pinódromos.
Posto isto, o futuro é incerto e a continuidade da escolha deste local por parte dos empresários está ameaçada e poderá dentro em breve ter que irremediavelmente mudar para outros locais com melhores condições logísticas.

16 comentários:

Anónimo disse...

fogo no rego continua a fazer gandes estragos primeiro foi a floresta ;segundo as enpresas da rroça de bolada que despedio pessoal mais a de pedroso que fes igual ;e agora uma das fontes de rriquesa do turismo que està quaze a ir para o caneco;nao pode continua assin mas à varias suloçoes;<espero pelas voças< cunha

Cá da terra.... disse...

HIII....É verdade, o pároco insistiu bem no assunto e além da polémica gerada, as palavras não tiveram resposta :)
Mas só quem ouviu é que sabe.....

Toni disse...

esse(a) "Cá da terra..." não me parece nada estranho(a) Oo

Anónimo disse...

Foi-se a "roça" mas veio a "limpeza das matas", pois já apareceram pelo menos mais quatro (4) novas empresas neste sector na nossa terra....... brevemente serão divulgados os seus nomes......aguardar....

Cá da terra... disse...

Esse " Cá da Terra" é uma pessoa que como o próprio nome indica é cá da terra :)
Caro Toni, nunca faça especulações....

Toni disse...

acabas-te de confirmar as minhas suspeitas =]

abraço

Toni disse...

@anónimo que não sei quem é(ui): É verdade sim senhor, mas não surgiram apenas empresas no ramo da limpeza...também na plantação e marcações de terreno...a empresa "Irmãos Coto LDA.CIA.FBI.INTERPOL.ETC" corre sérios riscos agora com esta nova concorrência, vamos aguardar.

Cumprimentos

Anónimo disse...

NOVAS EMPRESAS: 1ª- Los Manos Cotos Lda - Limpezas de foice e enxada.
2ª - Óculos Day Unipessoal, Limpezas de toda a merda animal.
3ª - Limpezas e Plantações Industriais Carolo e Dany SA, é só chamar e vamos já.
4ª- MÓCA e Companhia, limpezas de mato e lenha todo o dia.
5ª- Roucha e Roucho Lda, covas e trabalhos de enxada.

AFerreira disse...

um dos manos do coto ja se reformou, apesar da idade. a seg social po lo a trabalhar, não gostou da experiencia, e pediu a reforma...

Tony disse...

não esquecer que numa das empresas está um dos principais pilares da freguesia...É verdade que um dos manos coto se reformou, foi uma grande perda para a empresa mas mesmo assim eles ainda não se dão por vencidos apesar da grande quebra nas ações!!!

Anónimo disse...

FREG DO REGO TERRA DAS 100 ENPRESAS DE TODO O RRAMO DE ACTIVIDADES DOS ROSA ATE AOS DA PROFICOES LIBRAIS COMO DE CARTOMANTE?CORANDAS E AS NOVAS TECNOLOJIAS DE RECOPERACAO DE METAIS<BARROSAO/BARROSAO LDA DA RUA CONTRA TUDO E COMTRA TODOS XAU

Residente de Bolada disse...

Realmente é uma perda considerável para a região, o facto de se estarem a extinguir os pinódromos regionais, mas não nos podemos deixar abater por estas catástrofes. Temos que ter em conta que esta é uma região muito atractiva para os turistas.... ex: quem não se lembra da rã de 60kg que foi encontada no rio de quintela?????

Anónimo disse...

Onde mora essa rã de 60kg ? .... Gostava de servir de balança....aguardo novidades...

oh que 31... disse...

o problema sera a epedemia de aves emigratorias devido a extiçao dos seus diversos pousadouros...

Anónimo disse...

que nao digam que não é uma terra fertil

residente de bolada disse...

fertil e apetrechada de uma vasta diversidade de leitores :)